A inspiração veio da designer Donna Brady do Re-Surface Design, especializado em produtos feitos a mão. Ela fez close-ups de fotografias de degradação urbana, peças enferrujadas, calçadas desgastadas e imprimiu em material para fazer cúpulas de luminárias pendentes.
Você pode aproveitar a idéia e reformar a cúpula de abajures ou mesmo luminárias, é muito simples. Pegue uma cúpula e cole sobre ela recortes de revistas, fotografias e o que mais quiser, usando cola branca. Depois de terminar passe mais uma camada grossa de cola branca para impermeabilizar.
O toque final fica por conta de verniz fosco ou brilhante, vale combinar com os recortes.
Se forem todos em um mesmo tom, formando uma figura que ressalta as sombras, o verniz brilhante vai bem, se não, opte pelo fosco.
imagem: http://www.re-surface.net/
Você também pode fazer suas cúpulas com gesso, cerâmica para artesanato ou papel machê. Basta preparar a massa e colocar dentro de um molde, que pode ser feito com papelão, mdf ou canos de PVC. Depois de seca, sele com uma camada de cola branca e pinte.
Verniz por cima dá o toque final.
Papel machê (originada do francês papier mâché) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por 02 meses.
Para fazer o papel machê você vai precisar de:
* meio balde de papel picado;
* água;
* bacia e balde;
* peneira ou escorredor;
* liquidificador ou pilão;
* 200 g de cola branca;
* 2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
* 1 colher de sopa de gesso comum;
* 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
* 1 tampa de vinagre.
Pique o papel e deixe de molho até amolecer. No dia seguinte, encha o liquidificador de água e coloque um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bata por dez segundos, desligue, espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos.
Depois despeje a massa numa peneira e esprema até sair todo o excesso de água.
Esfarele a massa e espalhe numa bacia, misture a cola branca, o vinagre, o gesso de secagem lenta e o gesso comum, até ficar uma massa homogênea. Finalmente, junte à massa duas colheres de sopa de cola de farinha de trigo, para que ela não fique partindo.
A cola de farinha é feita cozinhando numa panela, em fogo baixo, duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água, até engrossar como mingau.
Depois é só moldar à mão ou colocar em moldes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário